Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

8 de novembro de 2007

UM LIVRO POR SEMANA


Um teólogo, que também é Papa,
escreve biografia (possível) de Jesus
Durante o século XX foram vários os escritores que se lançaram na aventura difícil de apresentar as suas biografias de Jesus de Nazaré.
Muitos de nós recordamos O Senhor, de Romano Guardini (Lisboa 1964), a História de Cristo, de Giovanni Papini (publicada em 1921 e com muitas edições ao longo do século), Jesus no seu tempo, de Daniel-Rops (1945), ou mesmo a Vida de Jesus de Plínio Salgado (publicado em 1942). A partir de meados do século, os biógrafos de Jesus começaram a distinguir o "Jesus da História" e o "Cristo da fé", quase como se fossem inconciliáveis. O teólogo Joseph Ratzinger (Papa Bento XVI) diz-nos, agora, no prefácio a este seu Jesus de Nazaré, que, "embora aceitando tudo isto, quis fazer a tentativa de apresentar o Jesus dos evangelhos como o Jesus Real, como o "Jesus histórico" em sentido verdadeiro e próprio. Para J. Ratzinger esta figura de Jesus (um Jesus histórico fundamentando no relato dos evangelhos) "é muito mais lógica e até mais compreensível do que as reconstruções com que deparamos nas últimas décadas". E conclui: "Penso que precisamente este Jesus – o dos evangelhos – seja uma figura sensata e convincente".
Embora afirmando expressamente "que este livro não é, de modo algum, um acto de magistério", pelo que cada um tem "a liberdade de o contradizer", não restam dúvidas que se trata de uma biografia de Jesus assinada não apenas por um dos maiores nomes da reflexão teológica dos últimos cinquenta anos, mas igualmente avalizada por alguém que tem a responsabilidade última de alimentar a fé do Povo de Deus em Jesus de Nazaré.
O presente volume, agora editado por "A Esfera dos Livros", é apenas a primeira parte de um estudo mais alargado. Bento XVI (Joseph Ratzinger) promete para depois um segundo volume sobre a história de Jesus depois da Transfiguração, e, que incluirá (certamente em apêndice) um capítulo sobre os evangelhos da infância.

A. Jesus Ramos
JOSEPH RATZINGER (Bento XVI),
Jesus de Nazaré, A esfera dos Livros,
[Lisboa 2007]

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial