Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

25 de maio de 2007

Cantanhede recebe comemorações do Dia da Igreja Diocesana

O Dia da Igreja Diocesana celebra-se, este ano, a 3 de Junho, em Cantanhede, sob o tema “Movimentos Apostólicos, riqueza da Igreja”.
Os trabalhos, com início marcados para as 10 horas, terão lugar no salão novo dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, no Centro Paroquial de São Pedro e respectivos anexos. Durante a manhã, o Bispo de Coimbra, D. Albino Cleto falará sobre “A nossa Igreja de Coimbra”, ao que se seguirá trabalho por grupos. O almoço será partilhado, depois um tempo de festa e o encontro culminará com a Eucaristia, pela 16,30 horas.

O Dia da Igreja Diocesana surgiu como necessidade de expressar num dia, tão bonito como o da Santíssima Trindade, que somos o Povo de Deus unido, vivo e dinâmico nos dias de hoje e nesta terra ou região, que tem como centro Coimbra. A Igreja constituída em diocese é uma pequena parcela deste Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, sacramento de salvação que quer acolher todos os homens e mulheres. E, sendo muitos, formamos um só Corpo porque unidos no Seu Espírito que nos foi dado.
Assim sendo, o Dia da Igreja Diocesana é o dia da expressão desta unidade e desta dinâmica. Sendo a diocese constituída por paróquias, que incluem todo o seu território e seus habitantes, ela é dinamizada e vive expressando a sua fé, também apoiada e guiada por Movimentos de cariz mais regional, nacional e mesmo internacional. Estes movimentos, sendo dinâmica, ajudam a despertar para certas realidades e com orientações enriquecedoras para todos.
Este ano, o nosso bispo pede a todos nós que estejamos ligados a movimentos ou não, mas unidos na mesma fé, para não faltar a este encontro. Será um momento extraordinário para viver a comunhão e unidade de fé. Mesmo que as direcções diocesanas ou paroquiais não possam estar, que ao menos os seus elementos se façam representar activamente neste encontro. Será bom conhecer diversos tipos de movimentos, elementos que os integram e suas diferentes espiritualidades.
Poderemos nesse dia experimentar, como os primeiros cristãos: que somos muitos, variados, mas é um mesmo Espírito que nos reúne no Senhor Jesus, guiados pelos sucessores dos Apóstolos, que eles colocaram à frente das comunidades por elas fundadas. Sendo muitos formamos um só Corpo, com a Santíssima Trindade, que sendo três são um só Deus e Senhor de todos.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial