Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

18 de abril de 2007

Escuteiros promovem curso para 90 novos dirigentes


Noventa e um formandos provenientes de diversos agrupamentos/Paróquias da Diocese de Coimbra, iniciaram no fim de semana 24 e 25 de Fevereiro, no Centro de Formação de Dirigentes do CNE de Serpins, Lousã, uma das primeiras sessões do Curso de Iniciação Pedagógica – CIP 2007. Estes participantes, repartidos por três (43º, 44º e 45º) cursos com funcionamento simultâneo, a decorrer nas instalações do referido Centro de Formação, iniciaram o seu percurso formativo como candidatos a dirigentes do Corpo Nacional de Escutas. Estas primeiras sessões proporcionam uma abordagem do Escutismo, como movimento educativo que assume uma responsabilidade particular na formação de diferentes valores como a democracia, a tolerância, o respeito pela diversidade e a convivência com a diferença.
Neste contexto, a formação de futuros dirigentes em domínios como a psicologia do desenvolvimento da criança e do adolescente, a co-educação, a relação educativa, o desenvolvimento pessoal, o papel do dirigente como educador no movimento, na sociedade e na Igreja, constitui uma estratégia promotora de valores de cidadania que pode, e deve, ser devidamente rentabilizada dentro de uma relação educativa que se constrói no quadro institucional do CNE. Para tal, importa sensibilizar os dirigentes para estas questões, fornecendo-lhes orientações sobre conceitos e ferramentas para implementar o método escutista nas diferentes secções (escalões etários) dos seus agrupamentos de origem.
Este curso assenta num sistema de formação modular, repartido por três sessões teórico-práticas e uma sessão prática, em regime de acampamento, num total de cerca de 60 horas presenciais. As restantes sessões encontram-se distribuídas ao longo dos meses de Março, Abril, Maio e Junho. Este processo formativo foi iniciado, no caso dos adultos que nunca foram escuteiros, com a frequência, em 6 de Janeiro passado, na sede do Agrupamento 382/CNE – Cantanhede, com um Curso de Introdução ao Escutismo, que contou com a presença de 42 Formandos. A Formação é complementada com a execução de estudos prévios, frequência integral do curso, estudos intercalares e um período de estágio orientado, a realizar no Agrupamento de origem do Formando. Complementa o Curso de Iniciação Pedagógica a frequência durante um fim-de-semana do Curso ARCNEC (da Assistência Regional) – Curso de Formação (e vivência) Humana, Espiritual e Eclesial.
O candidato a dirigente, só pode ser investido em funções no respectivo agrupamento após concluir o percurso de formação, com avaliação final positiva, atribuída pela Secretaria Regional e respectiva certificação do curso, pela estrutura nacional. Esta actividade, promovida pela Junta Regional do CNE de Coimbra, enquadra-se na política nacional de formação do CNE e decorre do trabalho da equipa regional de formadores, orientada para a qualificação pedagógica dos 55 Agrupamentos da Diocese de Coimbra.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial