Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de abril de 2007

Fé e Compromisso

CREDIBILIDADE PRECISA-SE


José Dias da Silva

Recentemente tive oportunidade de participar numa mesa redonda sobre "a Igreja, em Portugal, hoje". Os "assistentes" participaram razoavelmente, mas o saldo poderia resumir-se a várias queixas, lamentações que baste, algumas ideias, poucas propostas e, como é habitual em muitas reuniões eclesiais, nenhum compromisso sério.
Deste exercício intelectual queria pegar numa ideia interessante: hoje, de um modo geral, o discurso da Igreja não tem relevância pública… a não ser quando critica alguma das chamadas "questões fracturantes": mas neste caso não é para avaliar os argumentos expendidos, mas para criticar liminarmente e divulgar a ideia de quão reaccionária a Igreja é!
Alguns dirão que se trata de "má vontade" dos meios de comunicação. É bem possível que assim seja e todos conhecemos casos que abonam em favor desta tese. Mas eu gostaria de ir mais longe, pois não nos devemos ficar pela acusação cómoda de que a culpa é dos outros. Seria muito mais importante começar por detectar as nossas próprias culpas e tentar superá-las.
Será que estamos a falar de modo adequado para os tempos actuais? Se as nossas palavras não são inteligíveis, ninguém as ouve e, se as ouve, não as compreende. Mais ainda, tenho a sensação de que andamos a dar respostas a perguntas que ninguém coloca e não respondemos àquelas que as pessoas hoje fazem, embora sem as fazerem directamente. É como se vivêssemos num outro tempo. Um mundo em que a relevância social da Igreja era tal que bastava falar para ser ouvida, mesmo que não dissesse nada de útil.
Mas não se trata só das palavras certas; há também um problema de atitude. E o espírito de diálogo e de solidariedade com o mundo tão instado pelo Concílio (por exemplo, GS 1-3) nem sempre está presente. Falta-nos a atitude tão recomendada de sermos seguidores de Cristo: "Mas assim como Cristo consumou a obra da redenção na pobreza e na perseguição também a Igreja é chamada a seguir o mesmo caminho a fim de comunicar aos homens os frutos da salvação" (LG 8). Este espírito ou esta espiritualidade passa pelo reconhecimento da justa autonomia da realidade (GS 36) e de que a Igreja não tem soluções para tudo (GS 33) devendo procurá-las em colaboração com todos os homens de boa vontade (OA 4; 7). Passa pela conversão da afirmação clássica de que "fora da Igreja não há salvação" para outra bem mais exigente de que "fora do mundo não há salvação" (GS 43: "O cristão que descuida os seus deveres temporais falta aos seus deveres para com o próximo e até para com o próprio Deus e põe em risco a sua salvação eterna"). Passa pela transformação de uma pastoral de manutenção (Igreja, estação de serviços) a uma pastoral missionária (comunidade que vive os valores do Reino). Efectivamente a Igreja existe para testemunhar os valores do Reino de Deus no mundo, na fidelidade ao espírito das Bem-aventuranças, optando pelos pobres no meio de uma sociedade consumista, construindo a paz e lutando pela justiça em todas as situações desumanas e injustas, praticando a misericórdia numa sociedade pouco dada à solidariedade, oferecendo espaços de acolhimento numa sociedade potenciadora do individualismo, dando razões de esperança num tempo sem sentidos de futuro e dando testemunho de fé num Deus libertador num clima atravessado pela indiferença e pelo relativismo.
Mas todo este trabalho de "recuperação da imagem e da credibilidade" passa também por uma mobilização de todos os católicos no sentido de que todos possam e saibam dar razões da sua esperança (cf. 1Ped 3,15). E isto implica que a hierarquia comece por ter credibilidade dentro da própria Igreja. Parecerá uma heresia o que acabo de dizer, mas muitos de nós leigos nem sempre nos sentimos respeitados. Temos a sensação de que não contamos para nada do que é essencial (quem cumpre as recomendações da LG 37?) e até há argumentos disfarçados teologicamente que nos tratam como se fôssemos menores de inteligência. Deixo apenas um exemplo. Um dos argumentos utilizado (dogmatizado?) pelo Magistério para que as mulheres não sejam "ordenadas" é a (suposta) vontade de Jesus porque não as quis chamar para o grupo dos Doze (MD 26). No entanto, apesar da vontade (explícita) de Jesus que quis chamar homens casados para o grupo dos Doze e até estabeleceu um deles como cabeça, a hierarquia recusa-se a "ordenar" homens casados. Argumentar desta maneira é uma atitude séria? É respeitadora da inteligência dos cristãos?
Hoje não são só as pessoas do mundo que precisam de uma linguagem séria, actualizada e credível. São também os próprios católicos que dela necessitam para se sentirem pessoas de pleno direito dentro da Igreja, para se prepararem adequadamente para dialogar com a cultura do nosso tempo e para poderem ser cada vez mais o rosto visível de Cristo no meio do mundo, onde "são chamados por Deus para que, aí, exercendo o seu próprio ofício, guiados pelo espírito evangélico, concorram para a santificação do mundo a partir de dentro, como o fermento, e deste modo manifestem Cristo aos outros, antes de mais pelo testemunho da própria vida, pela irradiação da sua fé, esperança e caridade" (LG 31).

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial