Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

19 de abril de 2007

Colégio de S. Teotónio a pedalar pela APPACDM





Nos passados dias 13 e 14 de Abril cerca de quarenta alunos do Colégio de S. Teotónio (CST), acompanhados de professores, realizaram o V Percurso pela Vida, deslocando-se de bicicleta de Coimbra até à Figueira da Foz, visitando os Centros da APPACDM de Montemor-o- Velho e Lavos (Figueira da Foz).
Esta iniciativa, realizada pela quinta vez consecutiva, teve, desta vez, um sentido acrescido, uma vez que se inseriu na campanha de solidariedade para com a APPACDM promovida pelas Escolas Católicas de Coimbra, e porque celebramos o Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos.
O percurso foi feito pela "estrada do campo", sempre junto ao canal adjacente ao rio Mondego, assim como pelos caminhos de terra batida no meio dos arrozais. Na tarde do primeiro dia visitou-se o centro da APPACDM de Montemor e conviveu-se com as dezenas de utentes que nele passam o dia, realizando actividades, trabalhando e convivendo.
Depois de um saboroso descanso no Stella Maris de Buarcos, no dia seguinte a caravana teve oportunidade de conhecer os utentes que habitam no centro da APPACDM da Figueira da Foz (agora em novíssimas instalações, em Lavos) e ainda houve tempo para assistir a provas do Campeonato Nacional de Remo Indoor, onde pessoas portadoras de deficiência mostram bem as suas excelentes capacidades físicas.
O regresso efectuou-se igualmente de bicicleta e com alguma rapidez, uma vez que todos desejavam assistir ao desafio de futebol Académica x Porto, juntamente com alunos das outras Escolas Católicas de Coimbra e com algumas centenas de utentes da APPACDM, dando assim visibilidade à campanha de solidariedade implementada pelo NEC – Núcleo das Escolas Católicas da Diocese de Coimbra.
Terminou, pois, “em festa”, mais uma jornada de convívio e de solidariedade para com as pessoas portadoras de deficiência, que nos dão exemplos extraordinários de trabalho, dedicação, amizade e entusiasmo pela Vida. Porque, desta forma, vale mesmo a pena viver!




Jorge Cotovio

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial