Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

14 de março de 2007

Estudantes de Coimbra rezaram com o Papa via satélite



A Capela da Universidade de Coimbra esteve, no passado Sábado, em rede com as Universidades mais antigas da Europa e com estudantes da Ásia, numa oração presidida pelo Santo Padre. A Jornada Europeia dos Universitários Católicos juntou alunos de 11 universidades de nove países que se uniram, pela oração, a Bento XVI, através do satélite, tendo a participação portuguesa ficado a cargo dos estudantes da Universidade de Coimbra.
No discurso dirigido aos universitários europeus e asiáticos Bento XVI começou por se referir ao tema da vigília de oração, a "caridade intelectual, uma renovada cooperação entre Europa e Ásia", afirmando que esta caridade é uma força do espírito que pode unir o caminho existencial de jovens que, embora vivendo a grande distância uns dos outros, conseguem sentir-se ligados no plano da procura interior e do testemunho. Para o Papa, a iniciativa construiu "uma ponte ideal entre a Europa e a Ásia, continente de riquíssimas tradições espirituais, onde se desenvolveram algumas das mais antigas e nobres tradições culturais da humanidade".
Bento XVI dirigiu depois uma breve saudação aos universitários em ligação, de varias cidades e nações. As palavras em português foram para os universitários de Coimbra: "Queridos estudantes da Universidade de Coimbra, que a Virgem Maria, Sede da Sabedoria, seja a vossa guia para vos tornardes verdadeiros discípulos e testemunhas da Sabedoria cristã". Na saudação aos alunos italianos, o Sumo Pontífice afirmou ainda que esta vigília de oração, segundo a tradição das Jornadas Mundiais da Juventude, pode ser considerada uma etapa da peregrinação espiritual guiada pela Cruz. Explicou também que o mistério da Cruz não está separado do tema da caridade intelectual mas, pelo contrário, ilumina-o.
Para Rui Pedro Bento, finalista do curso de Farmácia, iniciativas como esta contribuem para combater um "distanciamento progressivo" que se vê na relação dos jovens com a Igreja. D. Albino Cleto, bispo de Coimbra, entende que esta corrente de oração serviu também para mostrar que a academia de Coimbra é mais do que a contestação às políticas educativas e sabe dar testemunho da Fé.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial