Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

1 de julho de 2008

Solidariedade com Timor abre Festas da Cidade


A iniciativa teve como nome "A Guitarra de Coimbra por Timor" e juntou grandes nomes da música portuguesa. Vitorino, Janita Salomé, Filipa Pais, Galina Vale e vários outros artistas actuam no passado dia 27 de Junho, no Jardim da Sereia, pelas 21,30 horas, num espectáculo musical que tem como lema "A Solidariedade". De destacar a estreia do coro "Alma de Coimbra", dirigida pelo maestro Augusto Mesquita que proporcionou momentos de grande emoção.
O objectivo deste espectáculo foi angariar fundos para ajudar na construção de duas clínicas dentárias em Timor no âmbito do projecto "Timor-Leste – Saúde Oral".
O Professor Alberto Araújo, responsável da Comissão de Apoio à Diocese de Baucau congratulou-se por esta iniciativa. "Foi um espectáculo maravilhoso, num cenário (Jardim da Sereia) que se adoptou bem a Timor", frisou o comissário. O objectivo desta comissão é levar a efeito uma série de concertos para a angariação de cerca de 210 mil euros para a construção de duas clínicas dentárias em Timor. Segundo Alberto Araújo, a comissão já organizou dois concertos em Lisboa, onde não foram bem sucedidos em termos de receitas.
Para o presidente da Empresa Municipal de Turismo, Luís Alcoforado, "Coimbra mostrou-se solidária para com o povo de Timor. Tivemos uma presença significativa de público". Quatro mil euros foram as receitas obtidas neste concerto. Os ingressos para assistir a este espectáculo eram de 10 euros por pessoa.
A iniciativa marcou ainda o arranque das Festas da Cidade de Coimbra e da Rainha Santa Isabel.
Até dia 15 de Julho, os espectáculos e restantes eventos vão percorrer Coimbra, em locais como o Convento de S. Francisco, o Estádio Cidade de Coimbra, a Praça da República, entre outros.
Pela primeira vez, as festas são promovidas pela Empresa Municipal Turismo de Coimbra, por "incumbência estatutária", explica Luís Alcoforado.
Quanto ao formato, difere do que tem sido feito. De acordo com o responsável, "este ano houve uma diversificação ao nível dos públicos a que nos dirigimos, mas também se alargou o espaço e o período das festas".
O Jardim da Sereia recebeu ainda no passado dia 1 de Julho, uma Ópera, com a participação do elenco do Teatro Nacional de S. Carlos, a Companhia Portuguesa de Ópera e o coro espanhol Liceo Casino de Vilagarcía de Arousa.
De destacar amanhã à noite, um concerto do Grupo Novo Rock (GNR) com a Banda da Guarda Nacional Republicana (GNR), no Estádio Cidade Coimbra.
De 4 a 6 de Julho decorre o evento "Coimbra Air Show", no Aeródromo Municipal Bissaya Barreto: sobrevoo do Rio Mondego e acrobacias aéreas, no Parque Verde.
De 4 de Julho a 31 de Outubro vai estar patente no Convento de S. Francisco uma exposição de Cerâmica de Coimbra, que reúne peças do Museu Machado de Castro, de outros museus portugueses e de coleccionadores privados.
De 11 a 15 de Julho, no Arco da Almedina pode assistir a fados "30 Minutos com a Canção de Coimbra".
No dia 5 de Julho, o Pateo das Escolas da Universidade de Coimbra recebe um concerto de Mariza.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial