Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

1 de julho de 2008

João César das Neves interpela empresários sobre a ética nos negócios

- O encontro dos empresários cristãos decorreu na Sé Velha



"A questão da ética está na moda. Encontra-se por todo o lado. As universidades já possuem cursos sobre isso. As empresas têm códigos de ética. A própria ACEGE também já possui um código de ética."
A afirmação foi do Professor João César das Neves, proferida no passado dia 26 de Junho no ciclo de conferências sobre a ética empresarial, levadas a cabo pelo núcleo da ACEGE de Coimbra.
Segundo João César das Neves, "as empresas gastam milhões com as campanhas sobre a ética" e as coisas, nem por isso têm corrido bem para os empresários. "Há uma sensação de hipocrisia geral", afirmou o conferencista perante uma centena de sócios e amigos da ACEGE.
"A ética é uma coisa bonita para se pôr nos relatórios das empresas, mas tem que ser trabalhada por dentro", disse ainda o professor universitário. "Temos que nos interrogar a nós próprios sobre aquilo que podemos fazer de bom em prol da sociedade", salientou. A questão de ética nunca é uma questão de economia, de direito, mas sim de moral. Para João César das Neves, o objectivo dos empresários cristãos não deve ser criar a empresa ideal, mas sim, contribuir para melhorar as condições de vida. Por isso, "há uma escolha a fazer – que nem sempre é fácil, principalmente numa sociedade que atravessa actualmente uma crise cultural – entre sucesso e ser boa pessoa.
Para César das Neves, a ética tem que estar nas razões da nossa existência. Temos que seguir a consciência, olhando para as consequências.
O conferencista não procurou solucionar problemas dos empresários, mas sim interpela-los, desafiando-os a contribuir para uma sociedade mais justa e mais solidária. "Como alguém consegue viver consigo próprio, sabendo que tem que fazer uma escolha? Qual é o meu contributo perante a vida, na selva onde me encontro? foram estas e outras interrogações deixadas por João César das Neves no Salão da Sé Velha, em Coimbra.



Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial