Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

20 de maio de 2008

Carapinheira: católicos e evangélicos unidos em oração


Deus quer, o Homem sonha, a Obra nasce... Nasce e frutifica. Mas só, sempre e onde aparece um Homem capaz de se deixar conduzir pelo Espírito de Deus, que continua a inquietar... a pedir a união dos cristãos. Na verdade, Deus quer este sonho cumprido, como no-lo diz a própria oração de Jesus: "Que todos sejam um, como Tu e Eu, ó Pai, somos um".
Este foi o objectivo principal da Celebração Ecuménica realizada dia 16 de Maio, na Igreja Paroquial da Carapinheira, reunindo os cristãos da comunidade católica de Santa Susana da Carapinheira e da comunidade Evangélica Presbiteriana do Bebedouro.
No ano em que se celebra o centenário da"união dos cristãos", deu gosto "viver" aquela Celebração Ecuménica. De mãos dadas, iluminados com a "luz do Senhor", as diferentes Igrejas presentes, unidas no único Jesus Cristo, pretenderam a busca de uma maior participação de todos na tarefa da união das comunidades cristãs, respeitando a sua identidade espiritual que nos fala das moradas que o Pai reserva para os homens por Ele amados.
O que mais toca numa Celebração Ecuménica é a riqueza convergente da Oração, expressa em fórmulas unânimes de louvor a Deus.. Seja em termos de texto, seja em termos de música, seja em termos de certos rituais. Diferentes tónicas, mas sempre a mesma Melodia do Homem que tenta ligar-se ao seu Deus de quem tudo sabe depender e a mesma Melodia de Deus que se disponibiliza para que o Homem sempre tenha "mais vida". Um Deus que precisa da adesão do Homem - porque o criou para a Liberdade. A Verdade vos libertará!
Esta Oração toca como um especial desafio à Fé - essa coisa maravilhosa que, como o amor, ninguém consegue explicar capazmente a ninguém. Mas todos os que amamos e nos sentimos amados, todos os que acreditamos que Deus é Amor sabemos quanta paz e quanto bem, / Quanta alegria nos vem / De vivermos como irmãos.
Conduziram a celebração ecuménica, que teve a colaboração dos Coros da Carapinheira e Bebedouro, o franciscano padre frei Domingos, da Paróquia de Santo António dos Olivais, o padre António Domingues da Paróquia da Carapinheira, o Pastor José Leite e a Pastora Estagiária, Maria Eduarda, da Igreja Evangélica Presbiteriana do Bebedouro.
Entretanto, coube ao franciscano Frei Domingos e ao pastor José Leite fazerem as homilias, explicando sucintamente as leituras escutadas. Que riqueza, que segurança, que delicadeza em apresentar os Ensinamentos de Jesus que são um legado aos Homens, sem distinção de Credos, de Raças nem de Culturas! A clareza de linguagem e a leveza de estilos de bons comunicadores deram à Celebração um tom quase coloquial "a quem se sente verdadeiro irmão em Cristo".
"Esta oração de união das comunidades cristãs deve ser a nossa força neste centenário da unidade de todos os cristãos, para chegarmos à união verdadeira", afirmou frei Domingos, corroborado pelo Pastor Leite: "com o auxílio do Espírito Santo esperamos que através de nós e da nossa união todos os homens possam ver Jesus Cristo".
"A paz é possível se nos amarmos uns aos outros". E, porque "o Mundo não tem fronteiras, é possível cumprir a Paz!", foi a tónica de encerramento da celebração repetindo-se a oração de Jesus: "Que todos sejam um, como Tu e Eu, ó Pai, somos um".
No final, com um cântico de "elevação e graças a Deus", protagonizado pelo grupo Coral do Bebedouro, todos os participantes se sentiram irmanados na fé e na veneração de um só Deus.



Aldo Aveiro

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial