Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

15 de abril de 2008

No Luso nos dias 17 e 18 de Maio



Coimbra prepara Encontro Diocesano


Os Secretariados Diocesanos da Pastoral Juvenil e da Pastoral Familiar propõem este ano um grande encontro para assinalar o Dia da Igreja Diocesana, associando o II Grande Encontro dos Jovens da Diocese de Coimbra e a XIV Festa das Famílias, nos dias 17 e 18 de Maio, no Luso.
Este encontro tem por tema "A mesma Família, o mesmo Pai" e o seu programa está distribuído da seguinte forma: o sábado à tarde será preenchido com um Festival Jovem e a noite com uma Vigília pela Mata do Buçaco, a terminar com um concerto na Cruz Alta; o Domingo terá na parte da manhã, actividades separadas por escalões etários (infantil, adolescentes, juvenil e adultos/seniores), seguida de um período de "actividades paralelas" com animação de rua, stands e workshops, uma Grande Festa, durante a tarde, e a Eucaristia a encerrar.
"Este encontro coincide com o encerramento da Semana da Vida, que, tradicionalmente, reúne as famílias da Diocese em encontro (Festa das Famílias)", realçou Jorge Cotovio, responsável pela Pastoral Familiar da Diocese de Coimbra na apresentação deste evento. Apesar da Família viver actualmente uma certa instabilidade, fruto também da sociedade e das políticas de Governo, vale a pena apostar nesta instituição, afirma o responsável pela Pastoral Familiar. "A Pastoral Familiar está empenhada em contrariar estes aspectos negativos", como por exemplo, a tentativa de facilitar os divórcios litigiosos, salientou o responsável.
D. Albino Cleto que presidiu à conferência de imprensa, congratulou-se por esta iniciativa dos secretariados diocesanos, e pretende que as famílias cristãs, sejam o "farol" desta sociedade. "Tudo que seja para apoiar a Família é óptimo, agora, não procuramos ser bombeiros para apagar os incêndios", realçou o prelado da diocese.
O Padre João Paulo Vaz, responsável pela Pastoral Juvenil da Diocese de Coimbra apresentou as diversas actividades que irão congregar paróquias, movimentos, estruturas diocesanas e instituições ao longo de dois dias no Luso. "Queremos realçar o valor da instituição familiar, base da sociedade, e o valor dos jovens, esperança da humanidade. Queremos realçar que a Igreja Diocesana, está ao lado da família e da juventude, as protege, provoca e dinamiza, mesmo em especial quando as nossas estruturas políticas e governamentais não o fazem", afirmou o sacerdote.
As actividades propostas são muitas. O encontro inicia-se no sábado pelas 16 horas, com a "Festa Jovem" num palco centrado nos jardins do Luso. Os artistas: Padre João Paulo Vaz e a sua banda e o musical Beymond. Mais tarde, após o jantar, realizar-se-á uma vigília nocturna pela Mata do Buçaco, um percurso que irá desde do Palace Hotel até à Cruz Alta. Na Cruz Altar decorrerá um concerto.
No domingo realizar-se-ão outras actividades, desde de momentos de catequese, workshops, animação musical e cultural. Existirão espaços infantis, outro radical (pela mata do Buçaco). Prevê-se também a animação de rua com balões, pinturas faciais e a presença dos saltimbancos (Grupo de Teatro Sobral de Ceira).
Haverá um espaço para stands com a presença dos movimentos, associações e secretariados diocesanos.
Este encontro prevê uma forte participação da Igreja Diocesana, tanto que as medidas de segurança foram acauteladas pela organização com a presença da Cruz Vermelha.


Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial