Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

1 de junho de 2007

A CASA DE FORMAÇÃO CRISTÃ DA RAINHA SANTA CELEBRA ESTE ANO OS 75 ANOS DA SUA ACTIVIDADE

No dia 30 de Novembro de 1930 o Senhor Bispo-Conde, D. Manuel Luís Coelho da Silva, a pedido do Presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel, Dr. António Garcia Ribeiro de Vasconcelos, erigiu em Coimbra, segundo as disposições do Direito Canónico, uma Associação Católica de Beneficência, constituída por pessoas do sexo feminino.
Esta Associação a que foi dado o nome de “Refúgio da Rainha Santa”, tinha como objectivos não só “atrair, regenerar e reeducar” as jovens que tinham caído em degradação moral e social, como também “preservar e amparar” as jovens que se encontrassem em risco.
Em Março de 1931 o Refúgio da Rainha Santa tinha já os seus primeiros Estatutos aprovados pelas duas autoridades competentes: por Provisão do Exmº Bispo-Conde e por Alvará do Exmº Sr. Governador Civil do Distrito de Coimbra.
Ainda neste ano foi eleita a primeira Direcção constituída por Senhoras das quais foi eleita para Presidente a Senhora Dona Maria Eugénia de Castro e Almeida que foi, desde a fundação da Casa, uma das suas maiores benfeitoras e protectoras até falecer, em 1960. Foi com a influência desta Senhora que se conseguiu comprar parte da Quinta das Varandas, situada nos arredores de Coimbra, na margem direita do Rio Mondego, para Sede da nova Instituição.
Começaram logo as obras de restauração e adaptação das velhas casas que havia na quinta, mas só no dia 4 de Julho de 1932, dia da festa da Rainha Santa Isabel, o Senhor Bispo-Conde, D. Manuel Luis Coelho da Silva, executou a cerimónia da benção da Casa, do seu Oratório semi-público, das Imagens, Objectos e Paramentos que iriam ser utilizados nos actos religiosos.
A Direcção da Instituição, com um grupo de Senhoras consideradas Sócias-Fundadoras e a total aprovação do Sr. Bispo-Conde, resolveram, em boa hora, convidar as religiosas da Congregação do Bom Pastor como pessoal técnico, de minuciosa especialização, de longa experiência já comprovada nas suas casas espalhadas pela Europa e pela América, para virem encarregar-se da espinhosa e importante missão a que este refúgio se propunha. Também em Portugal, antes da implantação da República em 1910, estas Irmãs eram bem conhecidas pelos melhores sucessos apresentados na regeneração de mulheres de vida social degradada, tanto em Lisboa no seu “Instituto Feminino de Santa Madalena” como no Porto, em Vila Nova de Gaia, no “Instituto Feminino de Educação e Regeneração”.
As primeiras quatro religiosas do Bom Pastor, vindas duas da Argentina e duas do Brasil, entraram no Refúgio da Rainha Santa no dia 11 de Outubro de 1932, dia em que se praticaram os actos religiosos de inauguração de todas as instalações prontas para servir os objectivos para os quais foram restauradas.
No dia 7 de Novembro do mesmo ano bateu à porta da Instituição a primeira jovem a pedir auxílio. Em breve se admitiram outras e em poucas semanas estava a lotação esgotada. A Casa já não tinha capacidade para albergar mais, embora continuassem a surgir outras e cada vez mais jovens a pedir ajuda.
Era necessário e urgente ampliar as instalações. Com o decorrer dos anos, com o auxílio do Governo, da Confraria da Rainha Santa e de grandes beneméritos conseguiu-se transformar a quinta num pomar rentável e ampliar as casas de maneira a poderem admitir 95 jovens dos 8 aos 18 anos e 30 Religiosas. Através dos anos o refúgio da Rainha Santa tentou acompanhar a evolução e as mudanças da Sociedade. Em 1971 renovaram-se os primeiros Estatutos e achou-se por bem mudar o nome da Instituição para “Casa de Formação Cristã da Rainha Santa”.
Tempos difíceis foram surgindo, mas têm sido superados com a ajuda, a boa vontade e a dedicação de todos. Presentemente esta Casa continua a ser uma Instituição Particular de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, de orientação católica, que conta com o auxílio da Confraria da Rainha Santa, do Banco Alimentar contra a Fome e é subsidiada pela segurança Social do Distrito de Coimbra.
Faz este ano de 2007 precisamente 75 anos que as Irmãs do Bom Pastor puderam começar a sua actividade nesta Instituição, dedicando-se de alma e coração, com zelo e amor, a centenas, senão milhares de jovens, tentando incutir-lhes a auto-estima, a paz, a tranquilidade e os valores que nos ambientes donde provêm não lhes puderam ou não souberam dar.
Aqui aprendem hábitos de higiene, têm alimentação regrada e adequada, educação consoante as suas capacidades, chegando a conseguir alcançar cursos Técnico-Profissionais e até cursos Superiores, afim de poderem ser lançadas no mundo do trabalho e de se inserirem dignamente na Sociedade.
No âmbito das comemorações dos 75 anos do início das actividades desta Instituição, fundada para concretizar a espiritualidade e acção de solidariedade social que encheu toda a vida o coração bondoso da Rainha Santa Isabel, a Direcção desta Casa propõe-se levar a efeito os eventos que se seguem, abertos a todos quantos neles quiserem e tiverem a bondade de participar:

1. Um passeio/convívio das jovens residentes nesta Instituição e de todos quantos nela trabalham. O passeio terá lugar dia 16 de Junho, com destino a Nossa Senhora do Castelo, em Mangualde; Nosso Senhor dos Caminhos, em Rãs; e Santuário de Nossa Senhora da Lapa em Sernancelhe. Haverá um almoço partilhado.
2. Uma conferência subordinada ao Tema “Rainha Santa Isabel – a Confraria da Rainha Santa Isabel e a Casa de Formação Cristã da Rainha Santa”, a realizar na Casa Municipal da Cultura, no próximo dia 4 de Julho, às 21.30 horas. Esta conferência será realizada pela Presidente da Direcção da Instituição, Manuela Carvalhão Teixeira Santos, que será apresentada pela Senhora Drª Isabel Jardim, Presidente da Assembleia Geral da mesma Instituição e Ministra da Ordem Terceira de S. Francisco de Assis.
3. Uma Missa, em acção de graças, celebrada pelo Exmº Sr. Bispo, Dom Albino Cleto, concelebrada pelo Capelão da Confraria da Rainha Santa Isabel, Senhor Padre António Sousa, pelo Rev. Cónego João Castelhano, pelos Rev. Padres Joel Antunes e Jorje Camejo, no dia 20 de Outubro, às 15 horas, na Igreja da Casa de Formação Cristã da Rainha Santa. Seguir-se-á uma Tarde de Arte pelas jovens da Instituição, um “Power-Point” sobre a Casa e um lanche de confraternização.
4. Um “Dia Aberto” no dia 11 de Novembro, data aproximada do dia 7 em que foi recebida a primeira jovem na Instituição. Será um dia dedicado a visitas guiadas à Casa e suas instalações.


(Drª Manuela Carvalhão Mendes Teixeira Santos)
Presidente da Direcção da Casa de Formação Cristã da Rainha Santa

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial