Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

23 de novembro de 2006

Reunião do Conselho Presbiteral

Nos passados dias 9 e 10 de Novembro, reuniu o Conselho Presbiteral da Diocese de Coimbra. Esta era a primeira reunião não só do ano pastoral mas também da nova constituição do conselho. Por isso, os assuntos tratados estavam condicionados por estas circunstâncias.
A natureza e a missão do conselho presbiteral na vida pastoral diocesana foi tema de reflexão por parte do Senhor Bispo. Este insere-se no dinamismo conciliar, pelo qual a Igreja exige que a comunhão e corresponsabilidade eclesiais encontrem eco, de forma organizada, em determinadas estruturas, como são o caso dos diversos conselhos.
Pelo facto de estarmos a iniciar o novo ano pastoral, o programa diocesano, cujos objectivos e acções, já foram reflectidos nas jornadas do Clero, em Setembro passado, mereceram, mais uma vez, uma atenção privilegiada dos padres presentes nesta reunião. Como organizar a pastoral da caridade na diocese, objectivo principal deste ano, motivou um amplo diálogo, no qual foi feita uma análise da realidade diocesana, neste campo, as estruturas e instituições que já estão a trabalhar, nomeadamente as preocupações pastorais da Caritas diocesana, e a necessidade de motivar as comunidades cristãs para uma animação mais efectiva no que diz respeito à caridade para com os mais necessitados. Dentro desta preocupação, está a necessidade de caminhar para a organização da pastoral da saúde a nível das paróquias. Verificou-se que se tem vindo a fazer um bom trabalho nos hospitais, mas não se tem estendida esta mesma atenção às comunidades cristãs. Contudo, realçou-se o trabalho meritório de tantos cristãos que desenvolvem variadíssimas acções na área da assistência aos doentes e aos idosos.
A partir da apresentação da situação actual do Estatuto Económico do Clero, fez-se uma breve reflexão sobre a necessidade de mentalizar o clero para a exigência de, através deste instrumento, se valorizar um compromisso de todos na comunhão presbiteral. Por isso, foi realçado que o Estatuto Económico do Clero abrange todos os sacerdotes da Diocese.
Na sequência da reflexão já feita acerca do trabalho em equipa, como a renovação conciliar exige, dos novos contextos populacionais e da diminuição do número de presbíteros, iniciou-se a análise da situação dos Arciprestados, de modo a sublinhar a sua identidade e a sua adequação à nova realidade. Este é um assunto que irá merecer o estudo, em cada círculo arciprestal dos presbíteros, acerca da situação concreta de cada uma destas circunscrições pastorais e as necessidades de ajustamento para melhor responder às exigências de evangelização, no tempo de hoje, para em próxima reunião presbiteral serem tomadas algumas decisões.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial