Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

23 de novembro de 2006

PEGADAS QUE PODEM MUDAR O MUNDO

A cem anos do nascimento do Padre Manuel Antunes
A cem anos do nascimento do Padre Manuel Antunes, a sua intuição carismática continua viva, vibrante. O seu olhar impregnado de amor, continua a chegar ao coração das famílias, dando-lhe amparo, carinho, amizade… porque ele continua a amar, a animar, a proteger e a ir ao encontro das necessidades das “suas” famílias.
Ao escrever sobre o Padre Manuel Antunes desejo simplesmente pôr ao alcance das pessoas a trajectória de uma vida simples, singela, mas luminosa, vivida com gestos de amor, simples e profundos.
Escutando-o, seguindo a trajectória da sua vida e todos os seus ensinamentos, podemos aprender a amar… podemos ser, neste mundo tão necessitado de luz, de esperança, tão sedento de paz, fachos de luz, de esperança e de Amor.
O Padre Manuel Antunes nasceu em Marrazes, no dia 2 de Dezembro de 1906, no seio de uma família profundamente cristã. Cresce ao calor de uns pais unidos, recebe um grande carinho deles e com eles penetra na descoberta do amor de Deus Pai que lhe deu a vida como DOM. Aí aprendeu a rezar e a dar-se aos outros através do testemunho de vida de seus pais.
Após o tempo de Seminário, foi ordenado em Coimbra por D. Manuel Luís Coelho da Silva em 7 de Abril de 1929 e coloca-se ao serviço desta Igreja de Coimbra a quem serve com grande zelo apostólico como Prefeito e Professor do Seminário Maior, como Coadjutor em S. José, como Capelão no Hospital de Coimbra, como Assistente da Obra das Criadas de Servir de Coimbra, como Assistente da Acção Católica, como Reitor da Sé Nova, como Pároco em Santa Cruz e Praia de Mira.
Na sua missão de Pároco e na sua sensibilidade a tantas necessidades que se faziam sentir na cidade de Coimbra, como fruto da inspiração do Espírito Santo e para realizar o que Deus queria, fundou o Instituto Secular da Sagrada Família. Deus queria que houvesse na Igreja pessoas Consagradas que, seguindo as pegadas de amor e entrega do seu Fundador, se entregassem ao serviço dos mais necessitados de Amor para os ajudar a encontrarem um caminho de libertação em Jesus Cristo.

O Padre Manuel Antunes aproximou-se da realidade do mundo das crianças, do mundo juvenil e das famílias. Conheceu-a
profundamente, amou-a e a ela dedicou a sua vida inteira.
Além disso, como tinha uma visão de futuro muito clara e uma forte intuição, não se limitou a amar as pessoas do seu tempo. Sabia que por detrás de cada rosto, havia milhares de rostos e conhecia bem que cada século, com o passar dos tempos, traria ao mundo das famílias uma problemática à qual a sua obra deveria responder com criatividade e sobretudo com carinho. A novidade do amor é a criatividade para ir ao encontro, para caminhar ao lado, para projectar luz no caminho ou caminhar à frente, deixando rasto, pegadas que os outros possam seguir.
Celebrar é fazer memória, é agradecer o dom da sua Vida. Por isso no próximo dia 2 de Dezembro, todos os membros do Instituto estarão em oração de Acção de graças pelo dom da vida e pela obra que o seu Fundador deixou na Igreja, no Instituto e no coração de tantas famílias.
Será celebrada uma Eucaristia às 12 horas, na Sede do Instituto – Casa da Sagrada Família - Rua Dr Fernando Melo nº9 em Coimbra.
“Devo incendiar e irradiar amor e luz”. (Pe. Manuel Antunes).
A vida do Padre Manuel Antunes é apelo, é desafio a seguirmos as suas pegadas.

Laura Fernandes

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial