Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

22 de novembro de 2006

Centro de Estudos dedicado a Santo António abre dia 25


No dia 25 de Novembro é inaugurado, na freguesia de Santo António dos Olivais, um Centro de Estudos dedicado ao Santo que deu nome à localidade. Imagens, recortes de jornais, livros, louças, azulejos, documentos, selos, moedas, calendários e cautelas compõem o espólio que poderá ser observado e estudado pelo público num espaço museológico situado no Largo dos Olivais.
As centenas de artigos foram recolhidas por Alfredo Bastos, durante grande parte da sua vida, “em Portugal e no estrangeiro”, como explica este coleccionador que acredita que pode chegar a reunir 4 000 peças. Quadros vindos de várias partes do mundo, um livro com mais de 300 anos, centenas de fotografias e documentos, agora disponíveis para consulta, são exemplo da riqueza desta colecção. Manifestando o desejo de criar um museu, Francisco Andrade, presidente da Junta de Freguesia de Santo António dos Olivais, explica que os entraves burocráticos levaram à utilização do conceito de Centro de Estudos. Para Francisco Zorzi, representante dos Frades Franciscanos Menores dos Olivais, o nome é até adequado porque confere ao espaço a ideia de que ele deve “crescer, aumentar”, servindo as pessoas que queriam consultar o material disponível e saber mais sobre o Santo.
Jorge Antunes, presidente da assembleia municipal da freguesia, adiantou que, em breve, a Congregação dos Franciscanos, em colaboração com a Junta de Freguesia, vai lançar um livro sobre Santo António.
A direcção técnica do Centro, que toma o nome de Alfredo Bastos, será composta por este coleccionador, por Francisco Andrade, Francisco Zorzi, Jorge Antunes e por um habitante da localidade ainda a designar. O espaço abrirá ao público de segunda a sábado, das 10h às 12h30 e das 15h às 19h. Aos domingos poderá ser visitado apenas de manha, podendo estes horários ser articulados de acordo com a presença de excursões, sendo possível aceder ao Centro mesmo em dias de feriado.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial