Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

17 de dezembro de 2007

Escuteiros de Santo António dos Olivais comemoram 80 anos

Nova sede dos escuteiros foi inaugurada no passado sábado com a presença de autarcas e sacerdotes.

Lobitos, exploradores, pioneiros, caminheiros e também antigos escuteiros marcaram presença na comemoração de mais um aniversário. A antiga escola do 1.º ciclo do ensino básico n.º 5, no Largo do Mosteiro de Celas, é a nova sede do Agrupamento 109. O local sofreu algumas obras, ganhando uma nova cor e vida. Antes da cerimónia, ouviram-se os típicos gritos de guerra de cada grupo.
O pároco Frei Domingos presidiu à cerimónia de inauguração à bênção da nova sede. “Formação humana e camaradagem caminha lado-a-lado com a formação espiritual”, disse o franciscano. No entender do Frei Domingos, a prática de escutismo “tira cá para fora tudo o que de belo e bom temos dentro de nós”.
O almoço-convívio juntou à mesa escuteiros, familiares e amigos. A festa contou também com a inauguração de uma exposição fotográfica. A mostra reúne fotos, onde se consegue apreciar “pequenos, grandes momentos” da história do Agrupamento 109.
São cerca de 120 escuteiros que diariamente frequentam o espaço. E numa altura em que as crianças “têm dificuldades em assumir compromissos”, o escutismo tenta combater essa tendência, propondo novas alternativas. Jorge Noro, mais conhecido por “Pituca”, é o chefe de agrupamento adjunto. Anda nestas andanças há vários anos. “Pituca” destaca como ponto forte a grande camaradagem e o sentido cívico que se ganha.
O Agrupamento 109 é um dos 11 agrupamentos de escuteiros da periferia urbana. Fundado em 1927, a história tem se vindo a construir aos poucos. “Temos picos altos e baixos. Há dois anos que queríamos uma sede e agora conseguimos. Daqui para a frente a dinâmica vai ser maior”, explica.
Quanto à pergunta “o que atrai mais os escuteiros?”, Pituca não tem dúvidas: “são os acampamentos. Todos gostam e querem fazer”.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial