Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

5 de junho de 2007

Instituto Secular das Cooperadoras da Família


Visita da Sagrada Família aos Lares

A devoção do culto à Sagrada Família, consta dos primórdios da Igreja, mas é no século XIX que ganha especial visibilidade. Duas associações de famílias cristãs consagradas à Sagrada Família, estão na base de um amplo movimento de devoção à Sagrada Família, em diversas dioceses de França, Espanha, Itália e Portugal: uma em Liege, dos Padres Redentoristas, (1845) aprovada pelo Papa Gregório XVI e outra em Lion, fundada por um Jesuíta, Padre Francisco Filipe Francoz, (1861) aprovada por Pio IX. Em 1886 o Papa Leão XIII fez, a pedido de numerosos Bispos, a consagração de todas as famílias cristãs à Sagrada Família. Em 1892, com o Breve Apostólico Neminen Fugit, instituiu a Associação universal das famílias cristãs consagradas à Sagrada Família, unificando, assim, as diversas associações e movimentos que haviam surgido em torno da Sagrada Família, e confiou a Associação à vigilância do Cardeal Vigário do Papa em Roma. Em 1893 institui a festa litúrgica da Sagrada Família, que Bento XV em 1921 se estendeu à Igreja universal. Em 1928, Pio XI encarregou o Procurador-geral da Congregação dos Filhos da Sagrada Família de orientar e dinamizar a Associação. Nesta fonte, bebeu também Monsenhor Joaquim Alves Brás, Fundador, do Instituto Secular das Cooperadoras da Família. Mons. Brás indicou ao Instituto como primeiro meio para realizar o seu fim específico: Promover o culto da Sagrada Família, levando as famílias a entronizar em seus lares a Sagrada Família e a fazerem-lhe a consagração.
A Visita da Sagrada Família aos Lares visa: - Despertar nas famílias este mistério de amor revelado na Família de Nazaré; - Estimular nas famílias a admiração e contemplação do modelo por excelência de vida familiar, baseada no amor recíproco, na oração, no diálogo e na partilha; - Ajudar cada família a descobrir-se como o lugar que dá continuidade ao mistério da Incarnação do Verbo de Deus e do mistério da Salvação; - Proporcionar às famílias a reflexão da Palavra de Deus, para iluminar a sua vida pessoal e familiar; - Incentivar as famílias à imitação das virtudes da Sagrada Família; - Despertar nas famílias o sentido de serem "igrejas domésticas"; - Contribuir para a celebração de missas pela santificação das famílias.
Ao longo deste ano o Instituto Secular das Cooperadoras da Família, no seu projecto de Vida (PVI), propôs-se incentivar esta devoção da Sagrada família nos lares o que tem conseguido graças ao acolhimento dos Bispos, Párocos e leigos, responsabilizando-se o Instituto pela dinamização.
Esta iniciativa consiste em se formar grupos de trinta famílias. Cada grupo tem um responsável, que zelará pela normal circulação do oratório entre as respectivas famílias. A cada família é fixado o dia em que recebe mensalmente a visita da Sagrada Família, comprometendo-se, a passar o oratório à família seguinte. Anualmente proporciona-se às famílias inscritas a participação num retiro espiritual.
Aqui na Diocese de Coimbra a iniciativa conta já com cerca de 700 famílias que se comprometeram a recebe em sua casa, o oratório às quais estamos muito gratas.
Outra iniciativa era criar grupos de oração pela família, assim existe um grupo de oração em Cantanhede que se reúne mensalmente e onde participam diversas famílias.
Em Mira foram lançados 6 Oratórios; em Cantanhede 10; em Santo António dos Olivais 4 e em Semide 1.
Em relação a Semide a iniciativa começou com uma imagem da Sagrada Família a percorrer as 20 capelas no dia 25 de Março permanecendo aí uma semana. Estas permanecem abertas durante o dia. Normalmente à noite as famílias reúnem-se para rezar. São centenas as famílias abrangidas. A imagem regressa à igreja de Semide em Agosto. Para além desta modalidade, já um grupo de 30 famílias se disponibilizou para receber o oratório em suas casas. Foi no dia de Pentecostes que aconteceu o envio do mesmo, dia 27 de Maio.
Estamos convictas de que a iniciativa ajude as famílias e a viverem com mais empenho a sua Vocação e missão.
Quem desejar integrar esta dinâmica contacte:
Instituto Secular das Cooperadoras da Família
R. Gil Vicente, 2 – Coimbra – Telefones: 239701527 / 964394622
E-mail: ISCFcoimbra@sapo.pt.


Emília Cardoso

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial