Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

5 de dezembro de 2006

Coimbra fica em 2º lugar no Festival Jovem da Canção


O VI Festival Nacional Jovem da Canção Mensagem reuniu em Fátima, no dia 2 de Dezembro, centenas de jovens de todo o país, que celebraram, pela música, a mesma fé. Foram interpretadas no auditório do Centro Pastoral Paulo VI, 16 canções, seleccionadas pelas diferentes dioceses para participarem nesta iniciativa do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil (DNPJ) que lançou como tema, um convite feito por Cristo: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me”.
Um grupo de jovens de Mortágua levou ao palco a canção de Coimbra, “Se queres ser feliz”, votada pelo júri para o segundo lugar do festival, tendo o primeiro prémio sido atribuído à diocese de Aveiro, pela canção “Brilha como o Sol”, interpretada pelo grupo Jovens em Movimento. O terceiro lugar coube à diocese de Leiria-Fátima, cuja canção mereceu também o prémio Mensagem.
No Festival, estiveram presentes, entre outros, o reitor do Santuário de Fátima, Monsenhor Luciano Guerra, o bispo emérito de Leiria-Fátima, Dom Serafim e o bispo de Viseu, Dom Ilídio. Nas palavras dirigidas aos jovens, pediram-lhes que se comprometam e que sejam capazes de pôr em prática a mensagem transmitida através da música.
Segundo o director do DNPJ, M. Oliveira de Sousa, este festival é uma forma de dinamizar a pastoral dos jovens, incentivando o uso da criação poético musical para evangelizar. Para além disso, o acontecimento é ainda uma forma de reunir jovens de dioceses, grupos e movimentos diferentes, num encontro entre aqueles “que sonham com um mundo mais humano, portanto, mais cristão, mais jovem, mais solidário, mais santo, mais harmonioso”.
Também neste sentido, coube ao Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil de Coimbra, organizar e dinamizar uma caminhada feita com os concorrentes de todo o país, que teve início ainda antes do festival. Num ambiente de alegria e entusiasmo, foi possível através da Internet e vivendo momentos em comum, rezar, partilhar e aprender a ser jovem e cristão à maneira de Jesus Cristo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial