Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

27 de janeiro de 2009

Milhares de crentes em Fátima na celebração nacional do Ano Paulino

- A Eucaristia foi presidida por um bispo sírio, de rito caldeu



Milhares de pessoas desafiaram a chuva e marcaram presença no passado domingo em Fátima, para a celebração nacional do Ano Paulino. O Santuário recebeu fiéis vindos das diversas dioceses para dois dias de celebração que teve o seu momento alto no passado domingo com a celebração da Eucaristia.
Da Diocese de Coimbra partiram cerca de oito autocarros, fora o transporte individual que muito utilizaram.
A missa foi presidida por D. Antoine Audo, Bispo de Alepo para os Caldeus, Síria, que se tem destacado pelo seu empenho no diálogo com o Islão, tendo referido na sua homilia a conversão de um jovem Curdo de origem muçulmana.
"Jiwan, baptizado com o nome de João Baptista, chegado à idade de vinte anos, vivia num vazio total, na solidão que é o grande paradoxo da mundialização. Ao ver que um cristão foi excluído da sua escola e catalogado como infiel, encontrou o rosto de Cristo ao ler o Evangelho e tornou-se pouco a pouco o bom samaritano deste cristão perseguido. Jiwan viveu uma experiência de conversão", disse.
"De um jovem amargurado com a vida, sacudido pelos ventos dos fanatismos e dos medos, tornou se um jovem atento aos outros, membro vivo de uma comunidade cristã, testemunha da graça que o transformou. Doravante Jiwan usa o nome de João Baptista, caminhando no seguimento de Cristo e chamando outros jovens a encontrar Jesus", acrescentou.
Para o Bispo sírio, "numa Europa cada vez mais secularizada, e que exclui o próprio Cristo, a Igreja e os cristãos, fixemo-nos na coragem deste jovem que, por causa da exclusão e do ódio, acaba por encontrar o amor de Jesus, amor de comunhão e de liberdade".
São Paulo nasceu em Tarso, na Turquia, muito perto de Alepo, e a sua conversão, festa celebrada no passado domingo, aconteceu às portas de Damasco, capital da Síria.
"Nesta região tão provada do Médio Oriente, os cristãos vivem lado a lado com os muçulmanos, em diferentes países dilacerados por guerras: Israel e Palestina; Iraque ensanguentado por conflitos étnicos e religiosos e onde os cristãos, nomeadamente da Igreja dos Caldeus, estão ameaçados de desaparecer; enfim, o Líbano, assediado entre guerra e lutando pela paz", elencou D. Audo.
Aos peregrinos, o Bispo de Alepo exortou, também, para que se deixem "alcançar por esta graça de conversão".
No início da celebração, D. António Marto salientou a importância desta peregrinação "não só no sentido de um caminho exterior, em direcção aos lugares paulinos, mas sobretudo, do coração, com São Paulo até Jesus Cristo". O Bispo de Leiria-Fátima referiu que este é um momento de "peregrinação interior às fontes da fé e às origens do Cristianismo", particularmente manifestada no convite dirigido "a um Bispo da Síria e da Igreja dos Caldeus" para presidir a esta peregrinação.
Nas saudações que dirigiu aos presentes, D. António Marto destacou a presença do novo Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato, que esteve oficialmente, pela primeira vez no Santuário de Fátima.
Todas as dioceses de Portugal estiveram representadas nesta peregrinação nacional convocada pela Conferência Episcopal Portuguesa, por ocasião do Ano Paulino, proclamado por Bento XVI. 25 Bispos e 200 padres concelebraram nesta missa presidida por D. Antoine Audo.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial