Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

27 de janeiro de 2009

Dia de formação para o percurso de casais "Ela e Ele"


Irá ter lugar, a 7 de Fevereiro, na casa das cooperadoras da Família, na rua Gil Vicente, em Coimbra, um dia de formação para casais que possam vir a ser os animadores de um percurso para casais que tem o nome de "Ela e Ele". Um desdobrável foi já mandado para muitos padres a nível nacional, onde explica alguma coisa do que é este percurso de oito semanas, testado há já vários anos em muitos países, e também em Portugal, há um ano para cá, com evidentes frutos na vida dos casais.
Este percurso não é um movimento de casais, mas somente uma caminhada de oito semanas, findo o qual o casal pode entrar, se quiser, num movimento de casais já existente, ou então em qualquer grupo eclesial, ou não entrar em nenhum. Estará a orientar a formação, o casal responsável do percurso "Ela e Ele" em França, e alguns casais que já fizeram, em Lisboa, este caminho, para poderem testemunhar os frutos que dá na vida do casal.
O programa do encontro será o seguinte: 9.30h: Louvor; 10.00h: Princípios e conteúdos do percurso Ela e Ele; 11.15h: café; 11.45h: Aspectos práticos do percurso; 12.45h: Fotografia de grupo; 14.00h: Louvor; 14.15h Sessão tipo: Amor em acção; 15.00h: Testemunhos de casais que fizeram o percurso Ela e Ele; 16.15h: Pausa para café; 16.30h: Oração; 17.00h: Perguntas e respostas; 17.30h: Fim.
Para fazer este percurso numa paróquia basta um ou dois casais formados na dinâmica do curso, que depois agreguem a si algumas pessoas para a organização prática, como a refeição e o acolhimento. Todos os subsídios para o percurso estão já publicados no livro Ela e Ele, e manuais do participante e do responsável, bem como power points para as apresentações que serão depois dispensados aos oradores.
O percurso Ela e Ele essencialmente de carácter prático, pretende dar a qualquer casal as chaves necessárias para construir uma boa relação conjugal para toda a vida. Durante oito encontros, à noite, passados juntos, os cônjuges falam de assuntos que deixam habitualmente de lado no stress da vida quotidiana.
Os assuntos abordados incluem: Reconhecer as necessidades do outro, aprender a comunicar mais eficazmente, resolver os conflitos, curar as feridas passadas, descobrir o que dá ao outro o sentimento de ser amado, as relações sexuais, tirar tempo para o outro e divertirem-se juntos.
A vida privada do casal é sempre respeitada. Não há discussões de grupos, e não é nunca pedido aos casais para falarem da sua relação a uma terceira pessoa.
Cada noite começa por uma refeição à luz da vela em que o casal está frente a frente. Nas exposições são tratados os diversos assuntos do percurso e são seguidos de tempos de discussão e de aplicação em privado em cada casal.
Para fazer este percurso numa paróquia basta que se envie um ou dois casais formados na dinâmica do curso, que depois agreguem a si algumas pessoas para a organização prática, como a refeição e o acolhimento. Todos os subsídios para o percurso estão já publicados no livro Ela e Ele, e manuais do participante e do responsável, bem como power points para as apresentações que serão depois dispensados aos oradores.
Será bem-vindo qualquer casal que a paróquia ou o movimento de casais ou o Secretariado de pastoral
familiar, achar por bem enviar, bastando, para isso inscrever-se com uma semana de antecedência. A inscrição, com a refeição incluída, e tudo o resto será de 30 Euros por casal.
Para qualquer esclarecimento e para o envio das inscrições escrever para contacto@alphaportugal.com ou telefonar para o 916598629 ou ainda o 231461270.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial