Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

4 de novembro de 2008

Reviver "Coimbra Judaica" através de percurso pedonal


Para reavivar a presença judaica na cidade, acaba de ser lançado o percurso pedonal “Coimbra Judaica”, uma sugestão de passeio que leva os participantes a descobrir as marcas deixadas pela passagem dos judeus.
O percurso abrange um extenso período da história da cidade de Coimbra, desde o século XII até à extinção da Inquisição, no século XIX, e integra as duas judiarias – a Velha (situada entre a porta de Almedina e a porta Nova) e a Nova (localizada nas imediações da Rua Direita) –, terminando nos edifícios da Inquisição.
Numa iniciativa da Câmara Municipal de Coimbra – Departamento de Cultura, através da Divisão de Museologia, o percurso complementa-se com a realização de duas exposições temáticas sobre a presença judaica em Coimbra durante a Idade Média e a Idade Moderna.
Na Torre de Almedina – Núcleo da Cidade Muralhada é dada a conhecer a história dos judeus, através de uma mostra de objectos, que se organizam em torno de quatro núcleos: “O espaço e quotidiano dos judeus na Idade Média”; “A identidade (religião e rituais)”; “A convivência” e “A sobrevivência”.
A exposição documental, a decorrer na Sala de S. Pedro da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, reúne um conjunto de documentos originais, incluindo códices iluminados (século XV), documentos impressos pela Inquisição Portuguesa ou manuscritos de António Homem (1564-1624).
O percurso pedonal e as exposições integram-se no âmbito do projecto “Coimbra Judaica”, cujo objectivo é contribuir para o aprofundamento e debate de todas as questões relacionadas com a presença dos judeus na cidade.
O projecto inclui ainda um programa pedagógico, com ateliers e outras actividades dirigidas a alunos do 1.º Ciclo até ao Ensino Secundário, bem como um ciclo de conferências, que marcou o arranque do programa.

PERCURSOAcesso gratuito
Horário: 3ª F a 6ª F: às 10h30 e às 14h30
Duração: 1h30
N.º Inscrições: Mín. 5/ Max. 20 participantes
Marcações: 239 833771
EXPOSIÇÕES1.º Núcleo – Torre de Almedina
Até 24 de Abril
BilhetesGeral: 1,69€
Estudantes e maiores de 60 anos: 1,06€

2.º Núcleo – Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
Até 7 de Novembro
Entrada livre

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial