Correio de Coimbra

Jornal informativo da Diocese de Coimbra. Assine e divulgue o nosso semanário. 239 718 167. fax: 239 701 798. correiodecoimbra@mail.telepac.pt

A minha fotografia
Nome:
Localização: Coimbra, Portugal

3 de março de 2009

Conferências Quaresmais em S. José


Como é habitual, há uns anos para cá, as paróquias da cidade de Coimbra levam a efeito às quintas-feiras à noite no Salão de Paroquial de S. José, as tradicionais Conferências Quaresmais, este ano sob o tema "Onde está Deus, hoje?
António Marujo, jornalista do jornal "Público", especializado em temas religiosos, é o primeiro conferencista a iniciar no dia 5 de Março, pelas 21,15 horas, o ciclo de conferências quaresmais.
Licenciado em comunicação social pela Universidade de Lisboa, foi contemplado, pela segunda vez, com o prémio "John Templeton". Este prémio destina-se a honrar jornalistas que escrevem sobre religião na imprensa laica, com exactidão, imparcialidade e espírito ecuménico.
Publicou um livro sobre o primeiro ano de Pontificado de Bento XVI "Uma Papa (IN)esperado". Outro intitulado: "Para além das imagens…Para além das Palavras" sobre pessoas deficientes. Publicou ainda, recentemente, uma entrevista com José Tolentino Mendonça, padre, poeta e professor de Bíblia, intitulado: "Jesus é um mistério fascinante, ainda por descobrir".
No dia 12 de Março, caberá a António Pinto Leite, falar sobre o tema "Caminhos de Damasco". Quais são, para os homens de hoje os caminhos de Damasco? Como é que Jesus interpela? Como reconhecê-lo? António Pinto, antigo dirigente do PSD, colabora semanalmente com o semanário Expresso.
No dia 19 de Março, Maria do Loreto Paiva Couceiro, do movimento GRAAL abordará o tema "Que Igreja num mundo global?" Num mundo global, uma Igreja global, sem distinção de raças nem de cores, preocupada com todos os homens e com o homem todo. É esta a Igreja que somos? Serão as respostas dadas pela Dr.ª Maria do Loreto Paiva Couceiro, doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa.
No dia 26 de Março caberá ao Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto falar sobre o tema "Comunidades e capelinhas?". D. António Couto foi ordenado bispo em 2007 e pertencia aos Missionários da Boa Nova.
No dia 2 de Abril, o Padre Doutor Joaquim Carreira das Neves falará sobre o tema "Desafios da Evangelização, hoje". O Padre Carreira das Neves é professor jubilado da Universidade Católica Portuguesa e é assídua presença no programa Ecclesia transmitido de segunda a sexta-feira na RTP 2.

Miguel Cotrim

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial